Anda meio mundo a comentar em tom mais ou menos exaltado as imagens (chocantes?) postas a circular no YouTube sobre um episódio a envolver uma professora e uma aluna numa escola do Porto.
Os Professores devem estar mesmo em alta. De um dia para outro a Oposição descobriu, qual Cavaleiro Andante dos tempos medievos, uma Dama para defender. Uma parte da opinião pública comenta o que vai dentro das quatro paredes das escolas, que até agora, pouco mais serviam que para depósito dos seus filhos, desde que lá ficassem guardados das 8 às 19 e mais se fosse necessário e transitassem SEMPRE de ano, claro.
Meus Senhores, tirem o cavalinho da chuva, aquilo que viram e a alguns chocou, é um filme gasto, um triste e contínuo remake do quotidiano. ISTO É A INFELIZ REALIDADE de muitas escolas portuguesas. HÁ MUITOS ANOS.
Note-se que não estou a dizer que em todas elas as professoras são agredidas daquela forma, mas é um facto que o bullying não envolve apenas alunos. E se há algo que é uma indesmentível verdade, é que há alunos que, quando querem, sabem e conseguem ser muito cruéis. E a esmagadora maioria dos casos nem sequer sai das salas de aula. Os professores são tão vulneráveis como qualquer pessoa, têm família, muitos têm carro que são instrumentos de trabalho e também têm medo.
Nem me passa pela cabeça começar a dar exemplos do que sei. Mais depressa as pessoas que ainda estão a ler estas linhas deixariam de o fazer do que chegariam ao fim da lista.
Portanto, sejamos honestos e deixemo-nos de hipocrisias; fechem os olhos a estas imagens e abram-nos mais aos vossos filhos, vejam o que estão a fazer com eles e antes de irem exigir o que quer que seja aos professores, sejam os primeiros a dar o exemplo e sejam exigentes convosco próprios. Comecem por educar os vossos filhos em casa e nunca mais veremos imagens destas nas escolas.
. Amizade
. Morreu JOSÉ TORRES. Viva ...
. " França: Vaticano compar...
. Depois das Férias, o Regr...